quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Coca-cola investe em refrigerante customizado


A Coca-cola lançou o projeto da máquina Freestyle há cinco anos e, por enquanto, 69 delas estão instaladas nos EUA, ainda em fase de testes. Segundo informações do The Wall Street Journal, a Coca pretende instalar mais 500 máquinas no país nesse ano.

Ao contrário das máquinas tradicionais, que têm vários bocais de onde sai o produto já pronto, a Freestyle tem um único orifício que libera a água carbonatada e os outros "ingredientes" escolhidos pelo cliente, que são misturados ao ar livre. São 104 sabores disponíveis, que podem ser selecionados por meio de um menu numa tela de toque.

O projeto da nova máquina da Coca rendeu à empresa o 19º lugar no ranking de empresas mais inovadoras do mundo, divulgado neste ano pela revista Bloomberg BusinessWeek. Até agora, a companhia registrou 34 patentes para a Freestyle, uma delas, considerada pela Coca como a mais importante, é a tecnologia Perfect Pour, que impede que o refrigerante "montado" por um cliente fique com o gosto do escolhido pelo consumidor anterior.

A tecnologia usada para medir as quantidades de sabor concentrado e armazenado em dezenas de cartuchos plásticos é a mesma aplicada geralmente na manipulação de medicamentos. Para cuidar do design, a Coca contratou projetistas dos carros de corrida da Ferrari, que deram um aspecto mais moderno ao aparelho. Outro diferencial é que a Freestyle é conectada à internet para enviar informações sobre as preferências dos consumidores em determinados locais e horários e, ainda, avisar a empresa sobre a necessidade de novos carregamentos de ingredientes.

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