quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sites de compras coletivas - a briga apenas começou!

O formato de compra coletiva pode parecer novo para o consumidor brasileiro, mas vem chamando a atenção de muitos internautas. Por aqui, o segmento teve como pioneiro o Peixe Urbano, que ultrapassou a marca de um milhão de cadastrados no início de setembro. Na medida em que aumenta o número de clientes adeptos ao modelo, no entanto, aparecem novos concorrentes. Nos últimos meses cerca de 20 novos empreendimentos iniciaram suas operações no país. É o caso de sites como ClickOn, Clube Urbano, Oferta X, Deu Samba e Promoo.

Essas empresas estão de olho num mercado que estima ter faturado R$ 1 milhão em junho, R$ 4 milhões em julho, R$ 6 milhões em agosto e deve movimentar de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões em 2011, alcançando entre sete e oito milhões de usuários até o fim de 2010. O modelo de negócios é simples. A partir das parcerias com empresas, principalmente de gastronomia, entretenimento e beleza, os sites disponibilizam ofertas diárias com descontos que podem variar de 50% a 90%.

De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, o site do Peixe Urbano foi acessado por quase dois milhões de pessoas em julho, mais do que a soma de todos os outros sites de compras coletivas contabilizados. Funcionando há cerca de seis meses e já presente em mais de 20 cidades, o Peixe Urbano fez mais de 400 promoções, que geraram uma economia de R$ 20 milhões aos brasileiros.
O formato utilizado atualmente é baseado no conceito de compra coletiva que surgiu nos Estados Unidos em 2008, com o GroupOn. Presente em 26 países e com expectativa de faturamento anual estimado em US$ 500 milhões para 2010, o grupo criou o Clube Urbano no Brasil.

Com mais de 500 mil usuários cadastrados e em menos de três meses no ar, o Clube Urbano representa hoje o quinto faturamento do GroupOn no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França. Por aqui, o site atende 13 cidades e pretende chegar ao fim de 2010 atuando em até 35 municípios.
Entre as ofertas destaca-se a em parceria com a Gelateria Parmalat do Shopping Vila Olímpia, que vendeu 3.900 cupons que dão direito a um petit gateau mais uma bola de sorvete, de R$ 13,50 por R$ 6,75. As ofertas incluem também tíquetes médios mais altos. A Pousada Vida Bela comercializou dois mil cupons que valiam uma estadia mais um jantar, por R$ 110,00.

Outra vantagem dos clubes de compra coletiva é a venda praticamente sem riscos. As empresas parceiras pagam um percentual sobre as vendas, mas se o número mínimo de vouchers não for comercializado não há prejuízo. O serviço também é facilmente mensurável e traz o resultado em 24 horas, com a quantidade de cupons de ofertas adquiridos pelos internautas.

Fonte: Mundo do Marketing

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