domingo, 7 de novembro de 2010

Cuattro é destaque na Folha de São Paulo

Luciana Gonçalves (ao centro) Diretora de RH e equipe da Cuattro
na obra do novo escritório da empresa, na Vila Olímpia em São Paulo
A Folha de São Paulo entrevistou Luciana Gonçalves, diretora de recursos humanos da Cuattro, sobre a estratégia que a empresa irá adotar para a retenção de talentos. A matéria foi publicada na edição desse domingo (7/11) no caderno Emprego da Folha de São Paulo. Confira abaixo matéria na integra: 

Folha de São Paulo - 07/11/2010 - Agenda flexível é maior atrativo das pequenas empresas

Para concorrer com as grandes e segurar os melhores profissionais, a ordem para pequenas e médias empresas é diversificar a estratégia de retenção, avaliam consultores de recursos humanos. Como a oferta de cargos é limitada, o incentivo à participação em novos projetos e à autonomia para tomar decisões deve ser constante.

"Isso mantém o profissional interessado na organização", diz Cristiano Amorim, da consultoria Fellipelli. Na ausência de plano de carreira, acrescenta, vale apostar em treinamentos internos, flexibilizar prazos e horários ou adotar o trabalho em casa. "Proporcionar atividades que envolvam família, amigos ou grupo de trabalho é fundamental", afirma a professora Ana Cristina Limongi França, da USP.

A agência de publicidade Epigram, por exemplo, dá bônus mensais e faz reuniões estratégicas da empresa em happy hours. "Os profissionais ficam mais engajados e se expressam mais", conta o sócio Daniel Lifschitz, 34.  Marcela Esteves, da Robert Half, ressalta que, se a empresa proporciona ambiente agradável, o funcionário pensa duas vezes antes de mudar de emprego. "A retenção é natural", completa.

PERSONALIZAÇÃO

Sem verba para aumentar salários, a Soluções Consultoria investiu há três anos em programas personalizados, com premiações mensais. "Foi a forma que encontramos de trazer benefícios diferentes e não perder talentos para as multinacionais", conta o proprietário da consultoria, Régis Amadeus, 34. Os bônus mensais dos profissionais também foram substituídos por ingressos para parques de diversões ou entradas de cinema.

Inspirada pelo Google, a Cuattro Marketing vai ampliar seu escritório e oferecer um espaço
de lazer para motivar e incentivar a interação. "A flexibilidade de horários também é uma das novidades", ressalta Luciana Gonçalves, 31, diretora de recursos humanos. O objetivo é criar
um ambiente descontraído e diminuir a rotatividade na empresa. O espaço contará com videogames, cafeteria, biblioteca e jogos interativos.

Texto integralmente extraído do jornal Folha de São Paulo de 07/11/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário