quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mais shoppings pedem antecedente criminal para papai noel

As medidas de segurança que vêm sendo adotadas pelos shoppings de São Paulo neste Natal para tentar evitar assaltos não perdoam nem “o bom velhinho”. Em razão da série de roubos deste ano, centros de compras da capital estão intensificando o pedido de atestado de antecedentes criminais para o papai noel. O que antes era uma solicitação eventual passou a ser uma exigência. Só os “ficha-limpa” poderão vestir a roupa vermelha e o gorro, tocar o sino, carregar o saco, distribuir balas, ouvir pedidos da criançada e tirar fotos.

Além da preocupação em proteger as crianças de eventuais pedófilos, as direções dos shoppings querem evitar que empregados temporários com passagens pela polícia ou condenações por crimes graves trabalhem nestes estabelecimentos durante as festas natalinas. Isso porque nesta época há um aumento natural no número de consumidores e, consequentemente, no volume de dinheiro que circula nesses locais, chamando a atenção de criminosos.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a lista de antecedentes criminais pode ser obtida de forma gratuita em delegacias, postos do Poupatempo ou pela internet. O documento só é fornecido ao requerente ou para quem tem a autorização dele. Uma empresa que quer checar os dados do seu empregado, por exemplo, precisa de uma procuração registrada em cartório, com firma reconhecida, da pessoa a ser investigada.

Um comentário: