terça-feira, 30 de novembro de 2010

Senac recebe ciclo de palestras sobre comunicação

De 22 de novembro a 20 de fevereiro o Senac recebe ciclo de palestras “Ritmo: criação, mídia e linguagem”. A proposta do evento é apresentar uma série de atividades, como palestras, mesas-redondas e exposições, que funcionam como um fórum de discussão de questões relativas aos temas dos cursos Gestão da Comunicação Integrada, Gestão Cultural: cultura e desenvolvimento e mercado, Produção e Gestão Jornalística, Animação e Design de Embalagem e suas áreas de conhecimento. Veja abaixo a programação:

De 22/11/2010 a 20/2/2011 – Exposição Papel de Cidade, de Luciano Colucci.

 
O crescimento frenético dos principais países ocasiona a concentração das populações nos centros urbanos. O ritmo do trabalho, as horas perdidas no trânsito ou à frente dos computadores afastam os indivíduos da convivência real. Como é possível exercer algum impacto na vida dessas pessoas? O projeto do ilustrador e designer Luciano Colucci tem o objetivo de lançar um novo olhar sobre o material de descarte produzido em massa nos grandes aglomerados urbanos. Embalagens, envelopes, folhas de rascunho, livros e cadernos encontrados ou coletados na cidade de São Paulo serve de suporte para a criação de ilustrações que possuem como tema a difícil existência nas metrópoles.

Dia 22/11/2010, das 19h30 às 21 horas – Palestra Design de Embalagem, com André Ianni

André Ianni é graduado em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, ganhador da Bolsa Virtuose / Ministério da Cultura para aprimoramento profissional em multimídia e computação gráfica. Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Possui grande experiência na área de comunicação visual, design gráfico, direção de arte, projeto estratégico de embalagem, webdesign, computação gráfica e ilustração. Como designer já desenvolveu projetos para empresas como Unilever, Perdigão, Batavo, Roche, Danone, Kimberly-Clark, Parmalat, Hershey’s, Bacardi e SIG Combibloc, entre outras. Atualmente trabalha como Diretor de Criação da DBox Design, empresa de design especializada em projetos de embalagem e branding.

Dia 24/11/2010, das 19h30 às 21 horas – Palestra Design Editorial, com Chico Homem de Melo e Elaine Ramos

Chico Homem de Melo é designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde fez graduação, mestrado e doutorado. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura, onde desenvolve projetos de design editorial e design do ambiente. É autor dos livros O design gráfico brasileiro – Anos 60 (Cosac Naify, 2006), Signofobia (Rosari, 2005), Os desafios do design (Rosari, 2003) e O design como ele é (Ateliê, 2007).

Elaine Ramos é formada pela Faculdade de Arquitetura da USP, dedica-se principalmente ao design editorial, desenvolvendo projetos para a editora Cosac Naify, na qual assumiu, em 2004, a direção de arte, coordenando as equipes de criação e produção gráfica. Entre os principais prêmios que recebeu, estão o Jabuti de melhor capa (2006) com O design brasileiro antes do design; o Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional (2007), com a Coleção Moda Brasileira; e o Prêmio Max Feffer (2008), também com a Coleção Moda Brasileira. Já teve também projetos selecionados pelo American Institute of Graphic Arts para a exposição 50 Books/50 Covers em 2007, 2008 e 2009 e pelo Art Directors Club 88th Annual Awards 2009.

Dia 8/12/2010, das 19h30 às 21 horas – Palestra Animação: Produção de animação para TV, com Kiko Mistrorigo e Mauro Garcia

Mauro Garcia é Diretor de Projetos Especiais da TV Cultura. Criador e Diretor de Programação da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Foi Presidente da TVE do Rio de Janeiro e da ABEPEC (Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais). Foi Diretor de Programação do Canal Cultura e Arte (Ministério da Cultura), Consultor e Implantador do Canal Cinebrasiltv e Coordenador Geral do Telecurso TEC (em exibição) para a Fundação Roberto Marinho.

Kiko Mistrorigo é animador, idealizador da série “Peixonauta” e um dos donos da produtora TV Pinguim, descrita como um mix de inteligência de conteúdo e técnica. Desde os primeiros trabalhos no longínquo ano de 1989, feitos ainda em vhs; até suas novas empreitadas, incluindo um projeto de seriado com parceria canadense a ser exibido naquele país. “Rita” e “Poesias Animadas” ambos de 94, foram veiculadas pela TV Cultura. “Rita” foi durante um bom tempo a mascote da programação infantil da emissora, e as “Poesias Animadas” foram criadas a partir de obras de grandes nomes da poesia nacional.

Dia 13/12/2010, das 19h30 às 21 horas – Palestra Gestão Cultural: Diversidade Cultural e Desenvolvimento Humano, com Ricardo Resende e Rafael Gioielli

Ricardo Resende é mestre em História da Arte pela USP. Tem carreira na área museológica, com passagens pelo MAC/USP, MAM-SP e direção do museu do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Foi Diretor do centro de artes visuais da Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, e em julho de 2010 assumiu a direção-geral do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Rafael Gioielli é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim. É mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atuou como consultor nas áreas de comunicação, marketing e investimento social privado para empresas como Natura, Vale, Sul América, Grupo Pão de Açúcar e Claro. Entre 2009 e 2010 foi responsável pelo departamento de marketing da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura de São Paulo.

Dia 19/1/2011, das 19h30 às 21 horas – Palestras Roteiro Audiovisual: A carreira e a linguagem nas diferentes mídias, com Felipe Bragança e Chris Riera

Felipe Bragança, jovem roteirista carioca, co-roteirista de longas como “O céu de Suely” e da série “Alice”, da HBO, e também de seus próprios trabalhos, como “A alegria”, que esteve este ano no festival de Cannes.

Chris Riera, script doctor e consultora da O2, Gullane e outros, trabalha com vários formatos e tem mestrado por Yale em dramaturgia

Dia 1/2/2011, das 19h30 às 21 horas – Palestra Jornalismo, uma profissão que se reinventa, com Heródoto Barbeiro e Rodrigo Azevedo

Rodrigo Azevedo é diretor do “Comunique-se”, o maior portal de jornalismo e uma referência no setor, com ampla experiência em grande imprensa e jornalismo especializado também.
Heródoto Barbeiro é historiador e gerente de Jornalismo da rádio CBN, onde conduz diariamente a apresentação do Jornal da CBN.

Mediadora – Cátia Lassalvia – Jornalista, atuou por 10 anos em veículos especializados e na Folha de São Paulo, coordenadora do curso de pós-graduação “Produção e Gestão Jornalística” no Senac São Paulo

Dia 2/2/2011, das 19h30 às 21 horas – Palestra Gestão da Comunicação Integrada: desafios de um gestor do século 21, com Patrícia Gil e Fernando Moulin

Patrícia Gil é sócia-diretora do Grupo Máquina Public Relations, com atuação em gestão de marcas, gerenciamento de crise e estratégias de comunicação corporativa online e off-line. Jornalista, graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Comunicação Institucional pela USP e especialista em Novas Tecnologias de Comunicação e Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Fernando Moulin é gerente geral de e-Business da Cyrela. Engenheiro químico pela Unicamp, com MBA Executivo pela FIA-USP. Ex-executivo da Nokia, sendo responsável pela gestão do setor de internet, definição de estratégias de comunicação e venda via web e contratação de agências de marketing. Antes, passou por empresas como Citibank, Grupo Pão de Açucar, General Electric e BCP Telecomunicações (Claro).

Dia 9/2/2011, das 19h30 às 21 horas – Palestra Animação: Produção de animação para cinema, publicidade e novas mídias, com Luciana Eguti e Ale McHaddo

Luciana Eguti é formada em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, começou a carreira trabalhando com CDs multimídia na Byte & Brothers, desenvolvendo softwares educativos. Após uma passagem na produtora de web Tribo Interactive, onde atuou como diretora de arte em websites, juntou-se ao estúdio TVPinGuim, onde trabalhou como animadora e designer, participando da produção de séries de animação para a televisão, além de diversos comerciais, vinhetas e websites, com maior ênfase às áreas cultural e educativa. Em paralelo, realizou diversos trabalhos como animadora e designer para a MTV Brasil, Kondo Studio, entre outros. Em 2004 fez pós gradução em Computação Gráfica no Sheridan College, no Canadá. Em 2005, resolveu reunir esforços com o animador Paulo Muppet para montar a produtora Birdo Studio, da qual é sócia.

Ale McHaddo é graduado em Artes Plásticas Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo É professor da Universidade Anhembi Morumbi, onde integra o conselho do curso de Games e professor do curso de Design de Interfaces da Universidade Senac.Em 1996, fundou a produtora de jogos 44 Bico Largo, que entre seus principais títulos publicou: Enigma da Esfinge, ao lado da atriz Marisa Orth, até hoje um dos mais vendidos jogos nacionais e jogo Monstruário, com Ze do Caixão. Em 1998, criou a turma da BugiGangue, lançando a primeira revista digital do país. Paralelamente a sua produção de jogos e revistas, McHaddo produz filmes, entre eles estão os premiados: A Lasanha Assassina e Osmar, a primeira fatia do pão de forma.Atualmente trabalha num projeto que levará a turma da Bugigangue para as telas do cinema, duas séries animadas para a TV e um jogo para computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário