quarta-feira, 26 de outubro de 2011

“Buy more, buy more!”, dizia o americano

Um episódio vivido pelo empresário carioca Marcelo Conde, dono da STX Desenvolvimento Imobiliário, dá uma boa ideia do que está acontecendo em Itaboraí, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Semanas atrás, Conde estava ansioso durante um voo de helicóptero sobre a cidade. A ansiedade nada tinha a ver com medo de voar, mas com a opinião de seu sócio – um representante da americana Shelter Rock Asset Management – sobre o terreno que ambos estavam prestes a comprar na cidade. Como a área ainda é bastante desocupada e o tempo estava ruim, Conde receava que o sócio não conseguisse ver nada e ficasse desanimado.

Ocorreu justamente o contrário. No momento em que o helicóptero alcançou a área do terreno, eles avistaram dezenas de ônibus passando próximo ao possível futuro empreendimento. O americano contou 90 ônibus, e ficou admirado ao saber que todos transportavam trabalhadores do Comperj, complexo petroquímico da Petrobras e uma das maiores obras em construção no país. Animado, o americano gritava: “Buy more, Marcelo, buy more!”, incentivando que o sócio brasileiro encontrasse mais terrenos na região. O negócio foi fechado.

Atualmente, cerca de 8.000 pessoas trabalham na construção do complexo, que terá duas refinarias e várias instalações petroquímicas e só ficará pronto em 2018. As obras foram iniciadas em março de 2008, e a primeira refinaria entrará em funcionamento em dezembro de 2013. A área do complexo ocupará um espaço de 45 milhões de metros quadrados, o equivalente a 6.000 campos de futebol.

A valorização dos imóveis é um caminho natural para a cidade. Mauro Scher, gerente da imobiliária Patrimóvel, uma das maiores da região metropolitana do Rio e que passou a atuar em Itaboraí em 2010, afirma que os imóveis valorizaram cerca de 30% na região nos últimos 12 meses.

Fonte: Exame.com - Blog do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário