terça-feira, 11 de outubro de 2011

Participação da RIM cai mais rápido do que o esperado, dizem analistas

Papeís da empresa de tecnologia caíram 20% hoje, nos Estados Unidos 

Apresentação do Blackberry pelo presidente da RIM, Mike Lazaridis

Na quinta-feira, a RIM anunciou queda no lucro trimestral, revelou números ruins sobre o trimestre em curso e informou que deve ficar perto de sua projeção anual mais baixa

Bangalore - A Research In Motion está perdendo mercado muito mais rápido do que o esperado diante das rivais Apple e Google, em meio a preocupações crescentes quanto ao seu fluxo de caixa e capacidade para cumprir suas projeções, alertaram analistas na sexta-feira.

As ações da companhia nos Estados Unidos desabavam cerca de 20 por cento perto das 11h (horário de Brasília).

No final da quinta-feira, a empresa --fabricante do celulares inteligentes BlackBerry-- anunciou forte queda no lucro trimestral, revelou números ruins sobre o trimestre em curso e informou que deve ficar perto do extremo mais baixo de sua projeção anual, que já havia sido reduzida.

"A perda de participação no mercado norte-americano persiste, e acreditamos que essa tendência esteja começando a se espalhar aos mercados internacionais... e já existem sinais de desaceleração no Reino Unido", escreveu o analista Pierre Ferragu, da Sanford C Bernstein, em nota aos clientes.

O fraco desempenho demonstrou até que ponto o BlackBerry, um dia o instrumento preferencial de comunicação corporativa, perdeu terreno diante dos avanços do iPhone, da Apple, e de aparelhos equipados com o sistema operacional Android, dos Google, especialmente nos EUA.

E, no entanto, os executivos da RIM continuam "em negação gritante" às evidências de perda de mercado, segundo Ferragu, que acredita que as projeções da empresa para o terceiro trimestre fiscal e o ano ainda parecem "irrealistas".

"Os co-presidentes (da RIM) não reconhecem o fracasso do tablet PlayBook e continuam a alardear seus méritos em termos de segurança", disse, apontando que os embarques do aparelho caíram de 500 mil a 200 mil unidades em um trimestre.

Mike Lazaridis, um dos co-presidentes executivos da RIM, declarou, em conversa com analistas depois do anúncio de resultados, que estava confiante em que a empresa retomaria o crescimento no terceiro trimestre, enquanto o co-presidente Jim Balsillie prometeu uma atualização de software que designou como PlayBook 2.0.

Mas o analista Kris Thompson, do National Bank, definiu o PlayBook como "nada menos que um desastre", e afirmou que agora a RIM precisa gastar dinheiro para promover suas vendas.

Um comentário:

  1. Bom Dia.
    Primeiramente gostaria de dizer que adorei o blog e que gostei muito do perfil da empresa. Sou design gráfico e estou me formando em marketing, normalmente todo dia de manhã gosto de fazer um tour por sites com assuntos diversos para me atualizar com o que esta acontecendo no mundo, acho importante esse tipo de atitude para o profissional de criação e marketing e fazia muito tempo que eu não via um site/blog tão bem escrito e com assuntos realmente relevantes. Parabéns ! Com certeza esse blog será um dos meus pontos de visita matinal (rs). Achei super curiosa essa matéria sobre a RIM. Fico pensando como pode uma empresa tão grande e famosa com uma mentalidade tão remota. Hoje em dia, com um mundo globalizado, como podemos ficar parados com "esperanças" de melhoras no mercado, sem inovar e corrigir falhas constantemente ?!

    ResponderExcluir