quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Empreendedor carioca desenvolve climatização personalizada

Produto se baseia num novo conceito que substitui a refrigeração por uma pequena brisa, o que permite que sensação térmica seja constante 

Brisa Fresca

“O sistema é eficiente, barato e representa 90% de economia da energia elétrica usada por um ar condicionado comum”, assegura o inventor

Rio de Janeiro - O Brisa 2.5 é a nova versão de um aparelho de climatização criado pela empresa carioca Airconomics. O inventor e diretor do negócio, Heitor de Souza, explica que o produto se baseia num novo conceito que substitui a refrigeração por uma pequena brisa, também chamado de Climatização 2G. O aparelho possui sensor que mimetiza o corpo humano e cruza informações sobre umidade, ventilação, temperatura do ar e a chamada temperatura radiante, proveniente de janelas e paredes.

A máquina desenvolvida pelo empreendedor carioca faz a correção para que a sensação térmica seja constante. “Sabe aquela sensação de frio intenso em ambientes como cinemas, teatros e restaurantes? Sempre acho que as pessoas se perguntam como engenheiros puderam desenvolver um ar condicionado que consegue desagradar praticamente todo mundo?”, questiona Souza, doutor em Física. Ele explica que isso acontece porque o conforto térmico varia de pessoa para pessoa e não pode ser medido apenas pela temperatura, única variável que o ar condicionado leva em consideração.

Um diferencial importante é que o aparelho pode ser personalizado. Ao informar dados referentes ao metabolismo e à temperatura da pele, cada pessoa encontra sua própria medida de conforto.

Custo

O produto está sendo apresentado no espaço de exposição da Semana Sebrae de Tecnologia e Inovação, que acontece no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Saúde, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro, até sexta-feira (21). A empresa, criada em 2007, procura parceiros para industrialização e comercialização no Brasil e no exterior. “O sistema é eficiente, barato e representa 90% de economia da energia elétrica usada por um ar condicionado comum. O custo pode ser amortizado completamente em apenas um ano de uso”, assegura o inventor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário