quarta-feira, 30 de maio de 2012

Redes sociais a serviço do bem

Enquanto uma parcela da humanidade se movimenta para ir ao Rio de Janeiro participar in loco de discussões de alto nível sobre o futuro do planeta e temas que afetam o bem estar da humanidade na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, um outro grupo — bem maior – está conectado virtualmente para expandir o debate sobre o futuro.

Utilizando a tecnologia e as redes sociais, essas pessoas ao redor do planeta querem participar e contribuir. É um exemplo claro do poder das redes sociais de mobilizar e engajar as pessoas pelo bem, e fico impressionada ao me dar conta da quantidade de pessoas que quer fazer parte de algo maior, melhor, positivo.

O catalisador desse movimento é o Rio+Social, que acontece no dia 19 de junho, também no Rio de Janeiro. Expoentes mundiais em temas ligados a cidadania, colaboração, comunidades, mídias sociais, meio ambiente, educação e tecnologia vão compartilhar experiências e acender a chama da provocação: o que você tem a dizer?

Os insights sobre #rioplussocial devem pipocar no Twitter, Facebook e outras redes de alcance global, e a ideia é justamente essa: envolver o maior número possível de pessoas. “A cada minuto, as mídias digitais estão abrindo portas para vozes novas e jovens participarem do debate global sobre desenvolvimento”, diz Kathy Calvin, CEO da Fundação das Nações Unidas, organização que promove o evento.

No Rio+Social, a tecnologia será o principal vetor para iniciar a discussão sobre sustentabilidade no século 21. Ao contrário da Eco 92, a primeira conferência desse tipo que aconteceu no Rio em 1992, desta vez a internet será a grande aliada, trazendo para outra dimensão o que antes ficou praticamente restrito a quem estava lá efetivamente.

O evento é aberto, gratuito (inscrições aqui), e a preferência é pelos interessados que se mostrarem mais engajados e com voz ativa no mundo digital, capazes de disseminar boas ideias para preservar o planeta e influenciar mais pessoas.

Compartilhar boas ideias move o mundo. A sociedade conectada é um primeiro passo para construir redes de relacionamento ao redor do mundo, dedicadas ao bem comum e ao desenvolvimento sustentável. Junte a sua voz a esse futuro.

Texto: Mariela Castro - Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário