terça-feira, 1 de junho de 2010

É possível uma loja prever hoje o que gostaríamos de comprar amanhã?

Apesar de soar como ficção científica, essa tarefa já é realidade e está se tornando cada dia mais eficiente. Algumas empresas estão investindo pesado em novíssimas técnicas de previsão e recomendação de produtos e serviços, especialmente no segmento cultural. A Netflix, empresa americana de locação de filmes pela internet, utiliza seu software de recomendações para cruzar mais de 1 bilhão de avaliações de filmes feitas por seus clientes para sugerir opções de filmes, documentários e shows de acordo com o gosto e o histórico de locação de cada cliente.

Um dos motivos para o surgimento dessa nova tecnologia é que os consumidores estão cada dia mais confusos com o paradoxo da escolha: diante de milhares de opções disponíveis, o que escolher?

Para dar dicas mais precisas, os principais softwares de recomendação disponíveis no mercado buscam o equilíbrio, unindo o senso de individualidade de cada consumidor com sua identificação com o grupo. Para mais detalhes sobre essas novas tecnologias, confira os sites abaixo (em inglês):

http://www.choicestream.com/

http://www.innerscoperesearch.com/

http://www.netflix.com/

Gilberto Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário