terça-feira, 1 de junho de 2010

O melhor vendedor desse natal é seu cliente feliz!

Familiar, democrática e universal o Natal é uma das mais coloridas e tradicionais celebrações da humanidade. Independente da classe social, todos esperam por esse momento para reunir a família, preparar uma saborosa ceia e trocar presentes.

Contagiado pelo espírito natalino e com o 13º salário em mãos, o consumidor vai às compras com maior poder de fogo. Mas qual é o perfil do consumidor em 2009? E como ele se comporta?

A grande oferta de crédito com mais prazo e menos juros, o crescimento do emprego e programas sociais que colocaram mais recursos no bolso das pessoas estão criando um novo perfil de consumidor. A classe C já é a maioria da população e hoje reúne 86,2 milhões de brasileiros com renda familiar média de R$ 1.062,00. Mas como o consumidor decide quanto vai gastar? E o que pesa em sua decisão de compra?

O consumidor de hoje é mais informado sobre marcas, produtos e preços. Suas fontes para decisão de compra são, prioritariamente, experiências anteriores, opinião da família e amigos, além de diversos fatores presentes no ponto de venda no ato da compra. Atender o consumidor com excelência é um desafio constante e algumas ações preventivas podem melhorar esse processo: manter produtos bem expostos, estoques em níveis adequados ao período, vendedores bem treinados e atenciosos e operadores de caixa eficientes fazem a diferença e podem garantir um volume de vendas excepcional. Aproveite o bom momento da economia, prepare seu comércio para o Natal e boas vendas!

Gilberto Lopes

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