terça-feira, 1 de junho de 2010

2009 no retrovisor

Nós brasileiros temos o hábito de valorizar as empresas, os profissionais e as conquistas de outros países e raramente damos o devido valor aos feitos realizados pelas pessoas, empresas e governos do nosso próprio país.

Olhando pelo retrovisor, fica evidente o grau de maturidade que conquistamos nesses últimos 15 anos, com uma economia estável e sem inflação. Em 2009 o Brasil mostrou sua capacidade de superar adversidades, sendo um dos últimos países a ser atingido pela crise econômica e um dos primeiros a sair dela. Enquanto o PIB do Mundo em 2009 foi negativo (-1,1%) o PIB do Brasil foi 0%. Não crescemos, mas também não entramos em recessão como muitos países entraram.

Acompanhando a recuperação de nossa economia, a Bovespa mostrou sua força saindo de 29.000 pontos no final de 2008 para mais de 68.000 pontos no final de 2009, uma das maiores valorizações entre todas as bolsas de valores do mundo.

Foram gerados mais de 1 milhão de novos empregos, batemos recordes de vendas de carros, computadores e televisores de tela plana, dezenas de novos shoppings foram inaugurados, empresas como AmBev, JBS-Friboi, Vale, Itaú Unibanco, entre outras, compraram concorrentes aqui e no exterior e viraram gigantes mundiais em seus segmentos. Disputamos com outros países o direito de sediar uma olimpíada e vencemos. Em breve teremos uma Copa do Mundo e uma Olimpíada realizadas no nosso país.

Parabéns a você que direta ou indiretamente colaborou com os bons resultados da economia e da sociedade do nosso país em 2009, pois apesar de indicadores econômicos desanimadores e previsões pessimistas, no final do dia sempre existirá um fator chave capaz de contrariar as previsões e vencer: o fator humano.

Gilberto Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário