quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Amazon patenteia sistema que devolve presentes

Quem nunca recebeu meias daquela tia, que atire a primeira bolinha de papel de presente amassada. Às vezes elas são úteis, mas muitas vezes não. E não são só meias: presentes em geral podem não agradar aqueles que os recebem, se seus gostos não forem parecidos. Pensando nesse tipo de pessoa, a Amazon criou e patenteou um método bem específico e que pode economizar uma considerável quantia de dinheiro para a companhia.

Amazon

No processo atual de compras do site, quando um cliente dá um produto da Amazon.com de presente, ele é embrulhado, enviado de algum estoque da empresa e só quando o destinatário receber ele pode tentar devolvê-lo por algum produto diferente ou vale-presente, se não gostar. Com a patente em prática, os presentes sequer sairiam do armazém onde a Amazon estoca os produtos.

É possível definir até regras: quando uma pessoa específica, digamos uma tia que nunca acerta no presente, comprar um presente, o sobrinho ou sobrinha será avisado e poderá receber o vale-presente no valor do produto comprado automaticamente.

Os lucros da Amazon nesse natal, contabilizando apenas os presentes, ultrapassaram 28 bilhões de dólares e, segundo a empresa, 30% em média são devolvidos. Então não é de se espantar que a Amazon queira economizar uns trocados no setor. E a tia nem precisa saber que o presente foi devolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário