quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Al Gore e Tim Berners-Lee debatem sobre internet livre e democrática

O primeiro dia de palestras da Campus Party Brasil 2011 ainda não terminou, mas podemos dizer que ele já teve o seu ponto alto. O evento, que acontece em um pavilhão no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, é uma espécie de ponto de encontro de fãs de tecnologia, conteúdo digital e entretenimento.

Nesta terça-feira, Al Gore e Tim Berners-Lee, conhecido como o pai da internet, dividiram o mesmo palco e a atenção dos presentes, enquanto debatiam e respondiam perguntas sobre a rede e direitos políticos.

Apesar de formações e passados diferentes, ambos fizeram seus discursos iniciais em um único tom, defendendo que a internet deve ser o mais democrático possível, longe do controle de grandes corporações ou governos.

Al Goreparabenizou a ex-ministra Marina Silva (a qual chamou de colega) e culpou as mudanças climáticas pelo que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Tim exaltou as mudanças tecnológicas e ideológicas que a internet sofreu desde a época em que - ele próprio - criou os padrões fundamentais.

Al Gore e Tim Berners-Lee, no primeiro dia de palestras da Campus Party 2011 (Foto: Pedro Cardoso)

Após duas curtas introduções, ambos receberam diversas perguntas, tanto do mediador, quanto do público, que enviava as dúvidas via Twitter pela hashtag #euquerosabercpbr4.

Na maior parte do tempo Al Gore defendeu o uso da internet para fomentar a democracia e combater os processos que agridem o meio ambiente, criticando governos totalitários. "Governos democráticos não precisam temer que a população tenha acesso a informação" - disse o ex-vice-presidente da Era Bill Clinton.

Tim Berners-Lee seguiu a mesma linha de raciocínio, mas sem focar no aspecto político do debate. Quando perguntado se ele se incomodava com os diversos rumos (bons ou ruins) que a internet tomou nos últimos anos, ele respondeu que a essência da rede é a diversidade, e que isso deve ser incentivado o tempo todo. E como Al Gore incitou, ele também reforçou a ideia da democracia, e que não pode haver nenhum tipo de controle único e totalitário.

O debate terminou sob fortes aplausos do público presente, que parou para assistir esse momento único da Campus Party.

Não conseguiu o seu ingresso? Mesmo quem não conseguiu comprar o seu ingresso a tempo ainda pode aproveitar a Campus Party. A Zona Expo é gratuita e fica aberta do dia 18 ao dia 22, das 10h às 21h. Além disso, as principais atrações do evento serão transmitidas ao vivo pela Campus TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário