quinta-feira, 12 de maio de 2011

RIM apresenta nova linha BlackBerry Bold com processador mais rápido e NFC

A Research In Motion já não tinha conseguido guardar segredo, mas durante a convenção BlackBerry World em Orlando, nos Estados Unidos, a companhia oficializou os aparelhos BlackBerry Bold 9900 e 9930 (Bold Touch). Agora, a linha possui mais potência e algumas melhorias, como a tecnologia de comunicação por proximidade (NFC).

Novo BlackBerry Bold (Foto: Divulgação)
Novo BlackBerry Bold (Foto: Divulgação)

O poderio extra vem do processador preferido dos smartphones mais potentes, o Snapdragon da Qualcomm, com clock de 1.2 GHz. Para um aparelho de tela sensível ao toque VGA de apenas 2,8″ e com densidade de 287 dpi, é mais do que suficiente para melhorar as operações típicas de um BlackBerry, como navegação na web, gerenciamento de e-mails e aplicativos de escritório. A tampa traseira abriga a câmera de 5 megapixels, além dos 8 GB de armazenamento (expansível via cartão microSD).

O sistema NFC (sigla em inglês para “Comunicações por Campo de Proximidade”) embutido permite, por exemplo, acessar links rapidamente em meios físicos (de forma semelhante ao QRCode) ou mesmo efetuar pagamentos utilizando o smartphone como um cartão de crédito. A tecnologia, que vem sendo alvo de rumores para o próximo iPhone, promete se tornar padrão a partir deste ano.

Outra boa novidade da atualização do Bold é sua espessura, com apenas 10,5 mm (o mais fino da RIM atualmente), com um corpo construído em aço escovado e fibra de vidro. Claro que uma das características mais amadas de um BlackBerry típico está lá: o teclado QWERTY completo, exibindo as teclas na mesma disposição de um computador.

A versão 9900 possui conectividade HSPA+, compatível com a tecnologia 4G, enquanto a 9930 é para o resto do mundo, com CDMA dual-band. De resto, ambos incluem capacidade de Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 2.1 e o renovado sistema operacional BlackBerry 7 OS, que inclui um navegador mais rápido e comandos por voz. O lançamento dos aparelhos pela RIM está previsto para o verão norte-americano, ou seja, inverno para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário