quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amazon deve abrir loja offline


Em uma coletiva de imprensa da Associação Nacional de Fundos de Investimento, no fim de 2011, alguns players da indústria sugeriram que a Amazon poderia lançar uma cadeia de lojas aos moldes da Apple Store para permitir que seus consumidores testem seus aparelhosRumores de que a Amazon abrirá uma loja física em Seattle nos próximos meses ganharam força no fim de semana com publicação de notícias em blogs especializados. O movimento da Amazon em direção ao mundo físico pode ser inspirada pelo sucesso da Apple, que tem centenas de lojas próprias.
“O primeiro objetivo do teste é determinar se sua presença física no varejo pode acelerar as vendas dos aparelhos da linha Kindle e, com isso, o consumo de conteúdo digital, ao ponto de reverter o investimento”, diz Jim Friedland, analista da Cowen & Co. A Amazon não se manifestou.
A movimentação é uma grande mudança para a Amazon, que prosperou competindo de maneira agressiva no preço com tradicionais varejistas que lutam com o preço de manter lojas físicas.
Mas a linha de aparelhos Kindle pode vender melhor se os consumidores puderem experimentá-los antes de comprar. Eles já são vendidos em outras redes físicas, como Target, Best Buy e Staples. No entanto, a Amazon está analisando os potenciais benefícios de ter suas próprias lojas.
Se a empresa lançar mais aparelhos, como smartphones ou um tablet maior, por exemplo, ter uma loja física pode ajudar a explicar aos consumidores como usar esses aparelhos, assim como quais são os serviços ligados a eles, explica Friedman.
A Apple, que é concorrente direta na Amazon no mercado de tablets, teve enorme sucesso com sua cadeia de lojas que, até o final do ano passado, contava com 361 pontos.
A Amazon paga impostos sobre as vendas online nos estados em que tem instalações físicas. Uma loja em Seatlle não criaria novas obrigações tributárias para a empresa pois ela já paga impostos no estado de Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário